A acupuntura chinesa é uma técnica milenar que utiliza agulhas para estimular pontos específicos do corpo, com o objetivo de promover a saúde e aliviar dores, tensões e mal-estar.
A acupuntura é uma prática da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e tem origem há mais de 2 mil anos. A técnica baseia-se na estimulação de pontos e meridianos espalhados pelo corpo, que contêm terminações de nervos, tendões e fibras musculares.
A acupuntura pode ser utilizada como terapia complementar para tratar dores crônicas.
As sessões de acupuntura são realizadas por um acupunturista, que pode ser um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. A aplicação das agulhas é feita com técnicas precisas e não requer anestesia.
A acupuntura é um método terapêutico que consiste na estimulação, por meio de agulhas, de pontos específicos da pele. O estímulo destes pontos tem como característica regular o fluxo energético que, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, é responsável pela fisiologia do organismo.
Nesta fase, as células condrogênicas são estimuladas a liberar endorfinas (substâncias químicas cerebrais), como encefalina e dinorfina. A partir destas substâncias é promovido a inibição local (bloqueio) do sinal de entrada da dor.
Dr. Volnei Barboza